Ícone do site Alfa Medical Center

Saiba tudo sobre a Ereção

mostrar a relação medico paciente

 Quais são os Tipos de Ereção?

Historicamente, as ereções sempre foram motivo de orgulho para os homens, especialmente por serem sempre associadas à capacidade de ter e gerar prazer nas relações sexuais. Entretanto, muitas pessoas ainda desconhecem como realmente ocorre uma ereção, logo, não conseguem diferenciar como elas acontecem. Embora seja comum pensar isso, não existe apenas um tipo de ereção, como muitas pessoas pensam.

Sendo assim, vamos te apresentar um pouco sobre a estrutura da ereção, incluindo a anatomia de um pênis, para compreender melhor como ocorre uma ereção, além dos seus diferentes tipos.
Conheça a anatomia do pênis

Conhecido por ser o principal órgão do sistema reprodutor masculino, o pênis, se diferencia dos outros órgãos por estar localizado na parte externa do corpo. Basicamente, ele pode ser dividido em três partes:
Raiz

Também chamada de base, é a região onde fica localizada a bolsa perineal do assoalho pélvico. Contém a menor parte dos corpos cavernosos — porção interna/proximal — responsável pela sustentação da ereção.
Corpo

Região de maior comprimento localizada entre a base e a glande — parte externa/distal dos corpos cavernosos. Esta região é composta por dois corpos cavernosos, além de um corpo esponjoso responsável pela ereção.
Glande

Também conhecida como cabeça do pênis, é a parte mais distante da base. Possui um formato cônico, composto pela expansão do corpo esponjoso. Na glande está localizado o orifício externo da uretra por onde são expulsos sêmen e urina.

O que é Ereção?

A ereção pode ser definida como um fenômeno fisiológico, onde o sistema de reprodução masculino, o pênis, endurece devido ao alto fornecimento de sangue aos vasos que o compõem.

A ereção visa permitir a penetração. Seja para proporcionar prazer a terceiros, ou possibilitar a reprodução, ou ambas as coisas. Neste sentido, para alcançar esse estado, diversos fatores de origens diversas devem estar presentes.

O que é um pênis ereto?

Diferente do que ocorre com alguns animais, o pênis humano não tem ossos. Nos humanos, os órgãos responsáveis pela ereção são, na verdade, duas áreas esponjosas chamadas de corpos cavernosos. Os corpos cavernosos são, como o próprio nome menciona, compostos por minúsculas cavernas.

Quando o indivíduo se sente estimulado sexualmente, essas áreas se enchem de sangue. Além disso, como o pênis é coberto por uma camada que não estica, ocorre um processo natural onde ele ganha volume enquanto se endireita, pois os corpos cavernosos já estão cheios de sangue.

Porém, é necessário ressaltar que, para que uma ereção ocorra, deve haver excitação e/ou estímulos sexuais. É a partir desses elementos de desejo que o cérebro ordena que o pênis fique ereto.

Em um ser humano saudável, o pênis ereto pode suportar até 8 vezes o fluxo sanguíneo normal. Entretanto, devido a sua frágil composição, qualquer pequeno problema no sistema complexo da ereção já pode causar disfunção erétil.

Além disso, existe outra situação, quando as artérias cavernosas estão entupidas, impedindo o processo de esticamento do pênis. Basicamente, as artérias cavernosas são responsáveis por levar sangue do corpo ao pênis, assim, quando isso não ocorre por elas estarem entupidas, o pênis não fica ereto e, consequentemente, a ereção não ocorre.

Neste sentido, é necessário falar que a ereção é atingida através de um processo de oito etapas:

1-Para começar, a excitação sexual é desencadeada;
2-Em seguida, o cérebro transmite esse sinal para o corpo, através dos nervos e da medula espinhal;
3-Dessa forma, os vasos sanguíneos liberam óxido nítrico;
4-O óxido nítrico consegue, então, relaxar as artérias do pênis;
5-Logo, cresce o fluxo de sangue no pênis;
6-Depois, as veias penianas se contraem, conseguido “aprisionar” o sangue no pênis;
7-Sendo assim, o tecido erétil se enche de sangue, incha e endurece o membro;
😯 tecido erétil começa a se encher de sangue, incha e endurece;
Finalmente, o pênis fica ereto.

Quais são as etapas da Ereção?

Para que uma ereção ocorra de forma saudável, antes é necessário que algumas etapas entre o cérebro e os órgãos do sistema de reprodução masculino sejam realizadas. São elas:

1º etapa — Retenção sanguínea

Essa fase ocorre devido aos estímulos sexuais físicos e/ou psicológicos, onde os impulsos do cérebro e nervos ao redor do pênis causam um relaxamento dos músculos lisos, o que permite que o sangue encha os corpos cavernosos.

2º etapa — Ereção parcial

Nesta etapa, as artérias situadas no pênis se expandem devido ao grande aumento do fluxo do sangue, sendo um estágio essencial para haver o alongamento do comprimento peniano.
3º etapa — Ereção Completa

Durante essa etapa, o aumento do volume de sangue no pênis é impedido de drenar pelo aumento da pressão, responsável por comprimir as veias penianas, ampliando o pênis até atingir a ereção completa.

4º fase — Ereção rígida

Neste estágio, a rigidez máxima é alcançada. A glande e o corpo do pênis aumentam até que suas veias sejam completamente comprimidas, aumentando o alongamento, mantendo a máxima rigidez do pênis. Após isso, ele já está pronto para o orgasmo e a ejaculação.

5º fase — Retorno ao estágio 0

Logo após o orgasmo e a liberação da ejaculação, as contrações musculares proporcionam o aumento da saída de sangue do pênis, diminuindo o seu comprimento e circunferência, até que ele volta a ficar flácido novamente.

Conheça os tipos de Ereção

Muitas pessoas acreditam que existe apenas um tipo de ereção, mas isso é um verdadeiro engano. Em suma, os homens podem ter três tipos de ereções, sendo elas:

  • Psicogênica;
  • Reflexogênica;
  • Noturna.
  • Ereções Psicogênicas

Essas ereções podem ocorrer devido a uma estimulação audiovisual ou fantasiosa, que possuem ativação direta no núcleo cerebral e medula espinhal.

Ereções Reflexológicas

Essas ereções surgem após o contato físico com o órgão, como a masturbação, onde os centros de ereção espinhal derivados das vias nervosas dorsais geram o relaxamento do músculo peniano, iniciando a ereção.

Ereções Noturnas

Esse tipo de ereção costuma ocorrer durante a fase REM do sono, porém, seus mecanismos de funcionamento ainda são desconhecidos pela ciência.

Por que o pênis fica ereto?

Existem diversas razões pelas quais o órgão sexual masculino atinge uma ereção. Normalmente, essas diferentes causas são chamadas de estimulantes, e podem variar em função de ordens e tipos. Elas podem ser divididas da seguinte maneira:
Estímulos de ordem física

Entre eles podemos citar toques, massagens, contatos com o pênis, carícias.

Provocações de ordem psicológica

  • Desejo sexual pelo parceiro;
  • Pensamentos sexuais.
  • Sensorial

Fatores sensoriais, como o cheiro de um perfume, o olhar para um corpo atraente, ou o olhar para algo que cause tesão, podem ser gatilhos para deixar o pênis ereto.

Entretanto, ainda é válido salientar que o pênis de um homem pode ficar ereto mesmo que não haja estímulo algum. Por exemplo, isso pode ocorrer bastante durante a noite, quando o indivíduo está dormindo.

Conhecidas como ereções noturnas, elas normalmente ocorrem de 3 a 6 vezes por noite. Da mesma forma, também existem as ereções matinais, que costumam ocorrer pelo amanhecer.

Sendo assim, podemos dizer que, independente da hora ou do lugar, o pênis pode ficar ereto. Além disso, é necessário falar que, dependendo da situação, a rigidez pode ser voluntária ou involuntária.

Ereção pode ser definida como desejo?

Como mencionamos, geralmente, o indivíduo deve ser estimulado de alguma forma para conseguir deixar o pênis ereto. Isso porque é necessário estímulo para que o processo começa no cérebro.

Entretanto, existem diversas situações onde o pênis endurece sem que a pessoa sinta nenhuma forma de desejo. Basicamente, isso pode ser considerado priapismo — um problema causado por diferentes doenças, ou por distúrbios neurológicos. Em suma, o priapismo é uma ereção que dura mais de 4 horas onde, geralmente, é acompanhada de dor.

Paralelamente, caso não seja o caso de priapismo, as ereções involuntárias são perfeitamente normais em jovens e adultos. Além disso, a ereção, embora ocorra geralmente devido a um estímulo, não requer necessariamente um desejo sexual para acontecer. Por isso, é muito comum que muitos homens tenham ereções sem excitação — noturnas e matinais.

A ereção noturna/matinal, também conhecida como ereção reflexa, é um dos três principais tipos de reações. Geralmente, ela ocorre bem cedo pela manhã.

A Ereção matinal é saudável para o corpo?

Além de ser extremamente normal, a ereção matinal também é saudável para o corpo. Inclusive, o corpo masculino é calibrado para acordar com ereções todas as manhãs. Geralmente, a ausência de ereções matinais regulares pode significar algum problema desconhecido. Por exemplo, pode ser sinal de algum problema cardíaco, como a circulação sanguínea inadequada, um sinal para níveis hormonais desregulados, hábitos de sono ruins e obstrução vascular.

Dessa forma, a ausência de ereções noturnas e matinais é um sinal importante para outros problemas de saúde, justamente por serem involuntárias, não psicológicas, ou relacionadas a excitação.

Ereção ausente: O que é? Por que ocorre?

Geralmente, quando o pênis não fica rígido, existe um problema de ereção. Para isso ocorrer, pode ser sinal de distúrbios, disfunções ou até mesmo casos mais graves. Inclusive, a disfunção pode ser bastante constrangedora para muitos homens, devido à repercussão na vida sexual, que afeta o indivíduo e o seu relacionamento.

Além disso, a idade também é um fator possível para que os homens comecem a ficar sem ereção. Em casos de pessoas com mais de 50 anos, o corpo começa a enfraquecer gradualmente, e o pênis não fica para trás, pois fica mais difícil para o homem endurecer o órgão, ou permanecer com ele ereto.

Quando procurar um médico quando não há ereção?

Assim como a maioria das doenças e disfunções do corpo, é necessário consultar médicos especialistas quando o problema é sério, e bastante recorrente.

Dessa forma, caso você sofra frequentemente pela falta de ereções, ou acredite numa possível disfunção erétil, é a hora de procurar um médico. Mas, é necessário sempre observar se o seu pênis está reagindo normalmente.

Sendo assim, esse tipo de consulta é bastante útil para homens que sofrem de disfunção erétil, falta de ereção, ou qualquer outro problema, pois é possível identificar se o problema é físico ou psicológico. Além disso, soluções podem ser apresentadas para o problema, como fazer terapia, realizar exercícios para superar o bloqueio ou condições físicas, ou até mesmo obter medicamentos com prescrição médica para começar o seu tratamento.

Por fim, caso perceba que o problema ocorre frequentemente, busque marcar uma consulta o mais rápido possível, para ter a possibilidade de sanar o problema o quanto antes.
Qual o médico especializado para problemas de ereção?

Você já ouviu falar do andrologista? Geralmente, a maioria dos homens não sabe o que é andrologia, e acabam relacionando suas propriedades com o médico urologista. Embora o urologista possa tratar de casos voltados para a sexualidade masculina, ele tem como missão tratar doenças do trato urinário que possam afetar a saúde sexual masculina.

Entre os problemas expostos por homens que buscam ajuda de urologistas incluem disfunção erétil, falta de ereção, ejaculação precoce, perda de libido, ejaculação retardada, alterações hormonais e infertilidade. Mas, embora ele possa auxiliar nesses processos, é o andrologista o médico responsável pela saúde sexual masculina.

Neste sentido, os homens precisam de tratamento qualificado para tratar essas condições e apresentar melhoras significativas. Sendo assim, quando entendemos o que é andrologia e qual o papel dessa especialidade no bem-estar masculino, é possível encontrar soluções assertivas para tratamento dos distúrbios.

Assim como as mulheres buscam o tratamento com o ginecologista, desde a juventude até a terceira idade, é fundamental que os homens se consultem com os andrologistas, para conhecer melhor os seus corpos e acompanharem de perto a saúde sexual durante a vida.

Portanto, se consultar com um andrologista é mais que esclarecer duvidas, pois é uma maneira de exercer a sexualidade de maneira saudável e plena durante toda a vida.

A Alfa Medical Center tem o tratamento ideal para você!

Muitos homens ainda possuem vergonha de procurar o médico profissional para falar de distúrbios sexuais, independente de quais forem. Entretanto, discutir a sexualidade é algo que precisa ocorrer, especialmente a partir de uma certa idade, por isso, não dá mais para negligenciar a saúde sexual dos homens, coisa feita durante muitos anos.

Atualmente, é possível contar com teleconsultas, onde o homem não precisa comparecer ao consultório para falar dos seus problemas, podendo realizar isso em casa. Além de mais confortável, é uma maneira de abordar questões delicadas sem que o paciente se sinta constrangido por se expor.

Sendo assim, a Alfa Medical Center possui o atendimento especializado para cada paciente, com profissionais qualificados capazes de identificar, tratar e acompanhar os mais variados distúrbios sexuais masculinos, tudo baseado na crença de que a vida sexual dos homens também precisa de muito cuidado.

Portanto, se você sente que não consegue mais ter ereções, ou encontrou qualquer problema anormal na sua vida sexual, não perca tempo e marque uma consulta na Alfa Medical Center o quanto antes! Tenha certeza que iremos lhe atender com todo respeito e conforto do mundo, com uma abordagem específica para cada caso que possa aparecer.

 

Sair da versão mobile