Uma das coisas mais comuns entre as pessoas é a confusão emtre o líquido pré-ejaculatório com o líquido seminal. Porém eles não são a mesma coisa, existe uma grande diferença entre eles.
O líquido seminal faz parte do semen e nada mais é do que o sêmen sem espermatozóides. Ele é um composto que tem a função de proteger, e fornecer meio nutritivo parar os espermatozóides para que os mesmos possam realizar a sua jornada até o trato reprodutivo feminino. O líquido seminal é produzido durante a ejaculação por isso está presente no momento da ejaculação.
O líquido pré-ejaculatório é um fluído Transparente e viscoso Liberado pelo pênis em momentos de excitação sexual, sua função é lubrificar os canais do pênis para passagem dos espermatozoides. Esse líquido geralmente não possui espermatozóides em sua composição, mas isso não quer dizer que você não possa engravidar ou contrair doenças sexualmente transmissíveis ao entrar em contato com ele.
O que é o líquido seminal?
O líquido seminal é um fluído produzido durante a ejaculação masculina que possui coloração esbranquiçada. apesar de muitas pessoas ou conhecerem como esperma ou sêmen, os dois não são a mesma coisa: O líquido seminal é apenas um dos compostos do sêmen, o líquido seminal é a parte do sêmen sem espermatozóides.
A próstata e as vesículas seminais produzem secreções para formar o líquido seminal, sendo 80% criados pela vesícula seminal, 20% criados pela Próstata e glândulas bulbouretrais. Além disso, ainda é possível que haja uma pequena concentração de líquido pré-ejaculatório.
O líquido seminal é produzido pelas vesículas seminais que são duas glândulas localizadas entre a bexiga e o reto, acima da próstata. As vesículas seminais fazem parte do aparelho reprodutor masculino juntamente com os testículos, pênis, próstata, ductos deferentes, e epidídimo.
Geralmente o líquido seminal não é produzido durante a infância, ele começa a ser produzido durante a adolescência nos meninos. Isso porque para produção desse líquido é preciso a liberação de uma alta quantidade de testosterona pelos testículos, que só começa acontecer por volta dos 16 àos 18 anos.
Qual a função do líquido seminal?
A função do líquido seminal é fornecer um meio nutritivo, proteger os espermatozóides para as suas jornadas até ao trato reprodutivo feminino, principalmente dentro da vagina onde ele funciona como meio que irá conduzido permatozoides até o óvulo.
Por isso líquido seminal é fundamental caso queira ter uma gravidez desejada, pois problemas com o líquido seminal podem causar sérios problemas para uma gravidez desejada.
O que é o líquido pré-ejaculatório?
O líquido pré-ejaculatório é produzido pelas glândulas de Cowper localizadas ao redor da uretra do homem, ele possui aparência clara e consistência viscosa. Essas glândulas iniciam a produção de secreções a partir da excitação sexual. Por esse motivo é possível produzir o líquido pré-ejaculatório em situações que não sejam a masturbação em um ato sexual.
O líquido pré-ejaculatório possui duas funções, A primeira é de lubrificar naturalmente a vagina e facilitar a movimentação do prepúcio. A segunda função é a de proteção, ele limpa a uretra do homem e atua como uma barreira contra a acidez da vagina, permitindo assim boas condições aos espermatozóides para que possam fecundar o óvulo.
É possível aumentar a quantidade de líquido seminal produzido durante o orgasmo?
O volume do líquido seminal produzido durante o orgasmo pelo homem varia todas as vezes, sendo repetido contato sexual uma das principais causas para diminuição desse fluido , já que essas glândulas precisam de um tempo suficiente para produzir o líquido.
Existe, no entanto, algumas formas naturais desse aumentar a quantidade de líquido seminal.A principal delas sendo: ter um corpo bem hidratado pois a água é o principal componente do líquido seminal, bebendo pelo menos 2 litros de água por dia, já ajudaria na maior produção.
Além da água é muito importante a prática de exercícios físicos de forma regular, pois o mesmo melhora a saúde do corpo como um todo. Além disso, uma alimentação rica em antioxidante também é uma das formas comprovadas de aumentar a quantidade de líquido seminal.
Líquido pré-ejaculatório, ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis) e gravidez.
É importante fazer alguns esclarecimentos sobre o líquido pré-ejaculatório, embora ele não contenha espermatozoides em sua composição ao ser criado, ele ainda assim pode provocar a gravidez. Isso pode acontecer porque espermatozoides ainda assim podem permanecem na uretra e acabam dentro do líquido pré ejaculatório, quando o mesmo é eliminado. Por isso o método contraceptivo conhecido como coito interrompido, que é a retirada do pênis de dentro da vagina antes da ejaculação, não é considerado um método confiável para a prevenção da gravidez.
Outra consideração muito importante, é saber que, assim como o líquido seminal, o líquido pré-ejaculatório pode transmitir infecções sexualmente transmissíveis STIs.
Líquido seminal e vasectomia
Como visto acima o líquido seminal não contém espermatozóides em sua constituição inicial ele é combinado com os espermatozoides e utilizado como meio para condução dos mesmos. Quando é realizada uma vasectomia a operação só impede que os espermatozóides possam ser combinados com o líquido seminal. Por isso, mesmo após uma vasectomia, o homem durante o orgasmo ainda ira produzir líquido seminal, porém sem espermatozoides.
O paciente pode ficar despreocupado pois durante o orgasmo ainda será produzido o líquido branco que é comumente conhecido como o esperma Porém o mesmo não irá conter espermatozóides. O que significa que após a vasectomia não poderá ocorrer a gravidez, após o sexo, Pois não haverá espermatozóides no líquido seminal. porém é importante ressaltar que doenças sexualmente transmissíveis e ainda assim poderão ser transmitidas após vasectomia.
Consulte um especialista na saúde sexual masculina.
Alpha Medical Center é uma clínica especializada na saúde sexual masculina especializada em disfunção erétil, ejaculação precoce, melhora de performance, falta de libido e impotência sexual entre outras. A nossa equipe de médicos tem como objetivo criar tratamentos Seguros e de qualidade que possam melhorar a saúde sexual dos seus pacientes.
Na Alpha Medical Center o nosso objetivo é criar tratamentos que os pacientes possam ter soluções a longo prazo, e não soluções paliativas( de curta duração que não resolverão o problema) como o famoso remedinho azul. Você pode contar com uma equipe dedicada a melhorar a sua saúde.
Nós já incluímos na sua primeira consulta diversos exames como Doppler peniano, teste de ereção, teste de sensibilidade, aferição de pressão, batimentos cardíacos, e teste de glicemia.
Ao decidir se tratar com a nossa equipe você pode contar com medicamentos feitos especialmente para o seu caso. Onde o mesmo é desenvolvido em um laboratório utilizando o que há de mais avançado na medicina sexual masculina.