20 Curiosidades sobre a Ereção Masculina

mostrar uma caricatura sobre as curiosidades relacionadas a ereção

mostrar uma caricatura sobre as curiosidades relacionadas a ereção

Tem dúvidas sobre como manter o pênis ereto? Como e por que elas acontecem, e geralmente nos momentos mais aleatórios? Essas curiosidades sobre as ereções podem ou não surpreendê-lo, mas certamente são interessantes. Continue lendo, porque estamos respondendo a todas as suas perguntas aqui.

1. Então, o que exatamente é isso?

Uma ereção é o endurecimento do pênis. Na maioria das vezes, o pênis fica flácido, mas durante uma ereção, ele fica temporariamente ingurgitado de sangue. Isso faz com que pareça rígido e faz com que ele se levante e se afaste levemente do corpo.

2. Por que isso acontece?

A excitação sexual é muitas vezes a razão principal, mas as ereções também podem acontecer sem motivo específico. Na verdade, existe um nome para essas ereções aleatórias: ereções espontâneas. Então, se seu pênis ficar ereto enquanto assiste a um documentário ou ao ver uma simples paisagem, fique tranquilo, pois é absolutamente normal. Também é normal acordar com ereções matinais, quer você tenha tido um sonho sexual ou não.

3. Como funciona?

Para saber como funciona uma ereção, precisamos começar com uma pequena lição sobre a anatomia do pênis. Existem duas câmaras que percorrem o comprimento de seu pênis chamadas corpos cavernosos. Cada um contém um labirinto de vasos sanguíneos que criam espaços como esponjas. Quando esses vasos sanguíneos relaxam e se abrem, o sangue corre e os preenche, fazendo com que o pênis ingurgite, criando uma ereção. Uma membrana ao redor dos corpos cavernosos ajuda a prender o sangue para que seu pênis permaneça duro. No entanto, as ereções não são apenas sobre o pênis. Seu cérebro também desempenha um papel muito importante. Quando você fica excitado, seu cérebro envia sinais ao seu pênis que fazem com que os músculos relaxem e deixem o sangue entrar.

4. Todos os homens ficam eretos?

A maioria dos homens fica. Dito isto, certos fatores de estilo de vida podem dificultar a ereção, como estar cansado, estressado ou intoxicado. Certos medicamentos e condições médicas também podem causar disfunção erétil.

5. É normal uma ereção doer?

Não deveria. No entanto, existem alguns casos em que uma ereção pode ser desconfortável. A masturbação excessiva ou especialmente vigorosa também pode causar algum desconforto lá embaixo. Então, se sua dor começar depois de você se masturbar, dê um descanso ao seu pênis, isso deve ajudar. Caso contrário, uma condição médica ou lesão subjacente pode causar ereções dolorosas. Se você tiver dor no pênis, uma visita a um profissional de saúde deve ser prioridade.

6. O pênis pode quebrar

Sim, você pode quebrar seu pênis. Não é como um osso quebrado — em vez disso, os vasos sanguíneos no pênis estouram, causando um inchaço doloroso. A maioria dos casos de fratura peniana são atribuídas a relações sexuais onde o parceiro está por cima.

7. As ereções podem acontecer cedo, muito cedo mesmo

Embora não tenha sido estudado em detalhes, acredita-se que existam as ereções FETAIS, que podem ser causadas por contrações dos músculos pélvicos e mudanças no fluxo sanguíneo. De acordo com uma Revisão de 2020, as ereções fetais são especialmente comuns durante o terceiro trimestre de gravidez e podem ocorrer em média de 1 a 3 vezes por hora.

8. O pênis não é um músculo ou osso

Ao contrário da crença popular, o pênis não é realmente um osso ou músculo. Em vez disso, o pênis é composto de três câmaras cilíndricas esponjosas, que gradualmente se enchem de sangue quando você se sente excitado. Isso resulta em aumento da pressão, o que impede que o sangue flua para fora do pênis e causa uma ereção.

9. A disfunção erétil pode afetar os jovens

Embora o risco de disfunção erétil aumente com a idade, é um problema comum que também afeta muitos jovens. De acordo com um estudo de 2021 [fonte 2], aproximadamente 11 por cento dos homens sexualmente ativos entre as idades de 18 – 31 relataram disfunção erétil leve, enquanto quase 3 por cento relataram experimentar disfunção erétil moderada a grave.

10. Disfunção erétil pode sinalizar um sério problema de saúde

Às vezes, a disfunção sexual é um sinal de problemas maiores. De fato, qualquer doença que afete os níveis hormonais, o tecido muscular liso ou os nervos, ou artérias do pênis pode contribuir para a DE. Em particular, a disfunção erétil pode ser causada por condições como:
Doença cardíaca
diabete
pressão alta
níveis elevados de colesterol
Por esse motivo, é importante consultar o Andrologista (médico especializado na medicina sexual masculina), se você tiver uma disfunção erétil ou um problema seja na ereção, na ejaculação ou no Libido. Para garantir que não esteja associado a nenhum problema de saúde subjacente.

grupo profissional ALFA Medical Center

11. Ereções não são necessárias para o orgasmo

Sim, homens que não conseguem ter ereções ainda podem ter orgasmos. Muitos homens com disfunção erétil conseguem atingir o orgasmo ou ejacular através de estimulação sexual, ou relação sexual, mesmo sem ereção.

12. As escolhas de estilo de vida podem torná-lo mais propenso a disfunção erétil

Vários fatores podem aumentar o risco de disfunção erétil, incluindo estresse, ansiedade, tabagismo e consumo excessivo de álcool. Outros fatores de risco para disfunção erétil incluem ter um índice de massa corporal acima de 25, usar certos medicamentos e andar de bicicleta por mais de 3 horas por semana. Embora a maioria dos homens tenha problemas para obter ou manter uma ereção de tempos em tempos, você pode conversar com seu médico ou visitar uma clínica de saúde sexual se isso acontecer com frequência ou se estiver causando ansiedade ou problemas em seus relacionamentos sexuais.

13. O estresse pode piorar as coisas

Ter dificuldade em alcançar ou manter uma ereção pode causar estresse e ansiedade, os quais podem piorar a disfunção erétil. Isso é conhecido como disfunção erétil psicogênica, uma condição caracterizada por disfunção erétil de início súbito causada por estresse, depressão, ansiedade ou problemas de relacionamento. Conversar com um médico ou terapeuta sexual pode ser benéfico para lidar com o estresse causado pela disfunção erétil ou outros problemas.

14. E se um líquido começarem a sair? Isso é normal?

Totalmente normal — supondo que o que está saindo não seja sangrento, verde ou amarelo, ou tenha um cheiro estranho. (Esses são todos sinais de uma DST ou outra infecção.) Exceto essas coisas, o que você está vendo é ejaculação ou pré-ejaculação — ou pré-sêmen, como a maioria das pessoas chama. A ejaculação geralmente acontece durante o orgasmo. É quando sua excitação aumenta e leva a uma liberação intensa e tão boa acompanhada pela ejaculação do seu pênis. Esse fluido fino e escorregadio que escorre do seu pênis quando está ereto antes da ejaculação é chamado de pré-sêmen. Isso acontece com qualquer um com um pênis e não é nada demais. Mas tenha cuidado que o pré-sêmen pode conter uma pequena quantidade de esperma portanto, pode causar gravidez.

15. Qual é o objetivo de tudo isso?

O objetivo de uma ereção é para que você possa participar de sexo com penetração. Concedido, você não precisa fazer sexo com penetração se não quiser, mas para conseguir entrar lá — seja uma vagina ou ânus — o pênis precisa pelo menos estar um pouco duro. Penetração sem ereção é como empurrar uma corda.

16. Como fazer a ereção ir embora?

O pênis é projetado para perder uma ereção após ejacular, então essa é uma maneira. Além de ejacular, você pode fazê-la desaparecer eliminando a fonte de estimulação, como: Mudar de posição (que está te causando ereção) para que sua calça ou coxas não estejam esfregando ou pensar em outra coisa, de preferência algo não sexual distrair-se lendo qualquer coisa à vista.

17. Quantas vezes o homem tem ereção por dia?

Não existe uma regra rígida e rápida quando se trata de quantas ereções uma pessoa deve ter. Os homens têm uma média de 11 ereções por dia e mais três a cinco a cada noite, mas todo mundo é diferente. Existem vários fatores que podem afetar a frequência com que você fica ereto, como sua idade, níveis hormonais e estilo de vida. Se você estiver preocupado com sua capacidade de obter ou manter uma ereção, converse com um profissional de saúde. O mesmo se você sentir que está ereto na maioria das vezes ou tem uma ereção que persiste por mais de 2 horas seguidas.

18. Existe algo que você possa fazer para evitar que isso aconteça?

Na verdade, não. As ereções são uma parte normal de ter um pênis. Elas estão fadadas a acontecer, quer você queira ou não. Usar alguns dos métodos que demos para interromper uma ereção também pode ajudá-lo a evitar uma, mas não é uma coisa certa, especialmente se você tiver um pênis especialmente sensível.

19. E se você quiser fazer acontecer?

A chave para obter uma boa ereção é estar relaxado e permitir-se ficar excitado. A excitação sexual deve ser boa. As ereções não devem ser uma fonte de desconforto ou culpa. Contanto que não esteja causando a você — ou a alguém — dor ou angústia, então está tudo bem. Se você está preocupado com suas ereções ou está lutando com sentimentos negativos sobre sua sexualidade, pode ser útil conversar com um médico.

20. Qual é a linha de fundo?

As ereções são naturais e apenas parte de possuir um pênis. Por mais inconvenientes que possam ser quando surgem espontaneamente, a possibilidade de tê-las é um sinal de saúde. Seu principal objetivo pode ser facilitar o sexo com penetração, mas sem pressão. Sua ereção, sua escolha.